A dia 10 de Junho celebra se o dia de Portugal, como tantas outras páginas e instituições já assinalaram. O Crónico comprometeu-se a falar com jovens dos sítios onde já se comemorou o dia que marca a identidade do nosso país, reforçando que, sem estas regiões e cidades, o país não seria o mesmo, não seria Portugal. Nas suas peculiaridades e nuances, cada justifica porque é que o seu local de origem é essencial para o nosso país.
Carlos Ferreira
Elvas
“Portugal não era Portugal sem elvas pela historia por detrás da maior cidade fortificada da europa"
Joana Amorim
Viana do Castelo
“Portugal não seria Portugal sem Viana do Castelo, com rio, mar, montanha, viana é um território de sonhos. De coração ao peito a chieira reconhece as suas gentes. Envolvente, panorâmico, encantador, Viana fica no coração”
Joana Ribeiro
Setúbal
“Portugal não seria Portugal sem setúbal porque é a terra do choco frito e guarda os encantos da serra da arrábida"
Madalena Amado
Bragança
"Portugal não seria Porutgal, sem Bragança porque é aqui que o ar fica menos denso, mais livre e onde conseguimos encontrar verdadeiramente nas pequenas e simples coisas da vida a felicidade”
Maria Miguel Duarte
Figueira da Foz
"Portugal não seria Portugal sem a Figueira pelas praias lindas, as serras maravilhosas, a conjugação das duas coisas. Tendo também o rio e as suas características nortadas”
Mª Beatriz Cunha
Évora
“Portugal não seria Portugal sem Évora por causa da nossa gastronomia, da carne de porco alentejana, da açorda, os enchidos e o nosso queijo
Carlina Rufino
Beja
“Portugal não seria Portugal sem beja por causa do nosso sotaque e do nosso cante”
Ines Melo
Chaves
“Portugal não seria Portugal sem Chaves porque é uma cidade com vasto património que remonta à época romana, é termal e, ainda, conhecida pela sua gastronomia qe inclui o pastel de chaves e o presunto”
Duarte Mairos
Vila Real
“Portugal não seria Portugal sem Vila Real pelo convilhete, pelo Mateus Rose, e porque no dia de são brás os rapazes dão a gueixa às raparigas e as raparigas no dia de santa luzia dão o pito aos rapazes”
Tomás Viçoso
Viseu
“Portugal não seria Portugal sem Viseu porque foi o lusitano viriato nasceu e venceu”
Daniela Crespo
Leiria
“Portugal não seria Portugal sem Leiria porque a sua força de vontade voltará a erguer o pinhal do rei D. Dinis”
Comments